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O BRÁS

Localizado na Zona Leste da capital paulista, em uma área de aproximadamente 25 quilômetros quadrados, o Brás é quase uma síntese da expansão urbana e populacional de nossa cidade. Esse perfil começou a ser delineado ainda no final do  Século 19, quando chegaram os  primeiros imigrantes, os italianos. E assim, sucessivamente, vieram os árabes, os nordestinos, os coreanos e, mais recentemente, os chineses. Um microuniverso da multiplicidade étnica e cultural de nossa cidade.

 

O bairro também é um universo comercial com vocação para o segmento têxtil e de moda. Concentra lojas de tecidos, aviamentos, acessórios e mobiliários para lojistas, além de roupas prontas para todos os perfis de consumidores. Conheça os principais momentos da história de seu desenvolvimento:

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1835

Ainda uma localidade rural, o bairro recebe a primeira melhoria urbanística, com o alinhamento de um terreno e a construção de uma praça.

Mulheres lavam roupa no Rio Tamanduateí, próximo da ponte do Carmo, em fotografia de Guilherme Gaensly

A Casa das Retortas, onde a hulha era queimada para produzir o gás de hidrogênio carbonato.

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Rua do Brás (atual avenida Rangel Pestana) em meados do século XIX, em fotografia de Militão Augusto de Azevedo

1867

Entra em funcionamento a São Paulo Railway Company, sendo inaugurada a Estação Ferroviária Brás.

1872

Chegada da The San Paulo Gas Company Ltd., que recebeu concessão para instalar a iluminação a gás na cidade, o que começou a trazer desenvolvimento ao bairro.

1875

Fundada a Estrada de Ferro do Norte, que tinha como ponto inicial a Estação do Norte, localizada ao lado da Estação Brás.

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Estação do Brás, inaugurada em 1867, inicialmente com o nome de Estação do Norte. O local recebia as locomotivas da São Paulo Railway Company e da Estrada de Ferro Central do Brasil

1877

A Companhia Carris de Ferro de São Paulo coloca em funcionamento a linha de bondes para o Brás.

1884

Inauguração da Hospedaria dos Imigrantes, que recebia os imigrantes para trabalhar nas lavouras de café. Começam a entrar em operação as primeiras indústrias no Brás.

1897

Começa a tomar forma a vocação do Brás para o comércio, com a instalação de lojas de tecidos, joias, móveis, presentes importados e outros itens.

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Inaugurada em 1888, a Hospedaria dos Imigrantes abrigava famílias de imigrantes que chegavam para trabalhar no Brasil

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Ao longo de 91 anos de atividades, a Hospedaria recebeu mais de 2,5 milhões de pessoas vindas de cerca de 70 países

1900

Tem início a circulação de bondes elétricos para o Brás

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Funcionários instalam trilhos no calçamento do Lago da Concórdia, em 1903. A estação de bondes do Brás, última garagem do gênero que resta na cidade, é tombada pelo Condephaat.

1911

Começou a ser instalada a iluminação elétrica em várias vias importantes do bairro

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Inaugurado em 1917,  o Palácio das indústrias foi idealizado para abrigar exposições inicialmente.

1918

Têm início as obras de aterro da Várzea do Carmo e a canalização do Rio Tamanduateí para resolver o problema de alagamentos no bairro.

1920

A partir desse ano, começam a ser instaladas várias fábricas, como as Indústrias Matarazzo e a Antarctica.

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No final do século XIX, o número de indústrias no Brás crescia, assim como o de trabalhadores

1940

No início dessa década começam a chegar fluxos migratórios de nordestinos. Cresce também o número de imigrantes sírios e libaneses, que já viviam no bairro.

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Lojas de propriedade de imigrantes sírio-libaneses começaram a surgir no Brás

Também nas décdas de 1940 e 1950 começaram a chegar os migrantes do Nordeste brasileiro

1948

Inaugurado o Viaduto do Gasômetro, o que contribuiu para a melhoria do trânsito nas ruas do bairro.

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Foto da fachada do Magazine Pirani, um dos principais ícones históricos do comércio no Brás

1950/1960

Ao longo dessas duas décadas ocorreram muitas mudanças na configuração urbana da cidade de São Paulo  no bairro do Brás, que começa a ganhar o perfil que tem hoje.

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Em 1965 chegaram os primeiros imigrantes da Coreia do Sul

1974

Têm as operações do metrô, o que afetou fortemente a estrutura do Brás.

1980

Ao longo da década, como consequência das crises econômicas, o Brás passa por nova reestruturação, com o fechamento de fábricas e chegada de novo fluxo populacional que buscava as ofertas de moradia de menor custo ali oferecidas.

1994

Com o Plano Real, que estabilizou a economia, o Brás viu surgirem novos pequenos empreendimentos comerciais, ao lado de consagradas e tradicionais casas bem estabelecidas há décadas.

2000

O Brás vê crescer seu novo grupo de imigrantes, os chineses e, em menor número, os coreanos, que também assumem pequenos empreendimentos comerciais no bairro.

2011

Configurado como um bairro de grande importância econômica para a cidade de São Paulo, o Brás conta com prédios comerciais que abrigam escritórios e importação e exportação, e se destaca por sua forte estrutura comercial. Além das  lojas de rua, em 2011 começaram a surgir os primeiros shoppings populares, que foram os responsáveis pela fundação da FEVABRÁS.

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Vista aérea do bairro do Brás em foto contemporânea

2021

Foram inúmeras as transformações do bairro ao longo das décadas. Hoje, conhecido e aclamado como o maior bairro de comércio popular, o Brás vive mais um momento de  reconfiguração, quando a perspectiva é unir as vantagens oferecidas pela especialização nos segmentos comerciais tradicionalmente instalados no bairro ao dinamismo do comércio planejado, organizado e com novas propostas de atendimento, assim ampliando ainda mais os horizontes deste que é, sem dúvida, o maior polo de negócios no atacado e varejo da América Latina.

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© 2022 por FEVABRÁS. 

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